A História do Empoderamento Feminino

01 de setembro de 2020

0 Comentários

A História do Empoderamento Feminino

01 de setembro de 2020

0 comentários

Ao longo dos últimos anos, o movimento feminista ganhou espaço para discussão nos mais variados meios, sobretudo nas redes sociais. Porém, sua história não é tão antiga e data do século XIX logo após a Revolução Industrial, quando mulheres eram vistas como um ser inferior aos homens. Devido à construção patriarcal, cabia às mulheres apenas os afazeres domésticos e educação dos filhos.
Nesse cenário, surge o feminismo como uma ideologia de igualdade social e política entre homens e mulheres, que buscou promover direito ao voto, e o direito ao mesmo trabalho exercido por homens em fábricas, retirando a ideia de papel da mulher como dona de casa apenas. Através do movimento feminista, ao longo dos anos, diversas mulheres tomam conta de apropriar-se de seu próprio corpo que, por muitas vezes, é tomado como propriedade do marido e até mesmo da sociedade.
A luta contra essas amarras invisíveis, muito bem feitas, trouxe à tona uma ressignificação da imagem de Frida Kahlo, por exemplo. Frida Kahlo foi uma artista pintora que teve uma vida muito sofrida dentro de um relacionamento abusivo e retratou a si mesma e suas dores em seus quadros. Morta a mais de 65 anos, sua imagem virou um símbolo do feminismo por mostrar uma mulher que fugia dos padrões com suas sobrancelhas grossas, buço e pela força de sua história. Assim como a Mulher Maravilha, símbolo da mulher forte e poderosa como contam os quadrinhos, séries e filmes.
Derivado do feminismo surge o empoderamento feminino que busca uma consciência coletiva, expressada por ações para fortalecer as mulheres e desenvolver a equidade de gênero. É uma consequência do movimento feminista e, mesmo estando interligados, são coisas diferentes. Além disso, não se pode negar que o empoderamento feminino se tornou uma necessidade para o próprio desenvolvimento da sociedade. Muitos líderes mundiais e estudiosos argumentam que o desenvolvimento sustentável de um país se baseia na igualdade, seja ela qual for. Entretanto, com todos os movimentos, ações e conscientização, ainda vivemos uma sociedade hostil estereotipada e não igualitária. A violência o medo, a voz não considerada e o corpo não respeitado permanecem no cotidiano feminino.
É com esse cenário que através das lentes, o Ensaio Liberta busca despertar em mulheres dos mais diversos corpos, jeitos e histórias o poder do auto amor, auto cuidado, auto confiança, autoestima e de se desprender dessas amarras da sociedade que buscam a perfeição inalcançável. O poder de empoderar-se é o ato de tomar poder sobre si, buscar a aceitação e ir contra a corrente que nos é imposta. As fotos do ensaio não possuem tratamento de photoshop que apagam marcas que a tornam única, como suas estrias, celulite e marcas do tempo, afinal, cada uma delas conta uma história que faz parte da sua vida. Empodere-se, afinal, uma mulher empoderada é capaz de transformar a realidade, ela não acredita em todos aqueles que insistem em limitar as suas capacidades e mesmo definir o seu lugar no mundo.

Compartilhar:

Compartilhar:

Postar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Postagens Mais Recentes

    22 de setembro de 2020
    15 de setembro de 2020
    25 de agosto de 2020