Autoestima

22 de setembro de 2020

0 Comentários

Autoestima

22 de setembro de 2020

0 comentários

Muito se fala sobre autoestima em redes sociais, programas televisivos e até mesmo aqui, no blog. Mas, você sabe o que isso realmente significa?
Derivada do grego “Autós”, que significa “a si mesmo” e do latim “Aestimare”, que significa “valorizar, apreciar”, essa palavra possui grande peso atualmente por estar atrelada à aparência e ao visual da pessoa. Além disso, é dessa palavra que derivam diversos estados emocionais de uma pessoa, percepção de qualidades, sentimentos, importância e valor. Muitas vezes tem sua expressão externada através do comportamento, cuidado, saúde e da própria valorização. Sendo assim, podemos definir a autoestima como uma estimativa de valor baseado na forma em como você se vê.
E como saber se sua autoestima está baixa? A baixa autoestima é identificada por pensamentos negativos como: “eu não consigo”, “as outras pessoas são melhores do que eu”, “não sou bom/boa o suficiente”, entre outras crenças que surgiram de experiências negativas vividas no passado ou na infância, e que na vida adulta causam o sentimento de insatisfação e derrota. Ter autoestima baixa não é saudável, por isso uma autoestima equilibrada, além de fazer bem para nossa autoconfiança e bem-estar, também afeta positivamente o seu físico, a mente e o coração.
Então, aqui vão algumas dicas para que sua autoestima se mantenha saudável e melhore seu bem-estar diário. Reconheça suas virtudes, busque aproveitá-las. Descubra mais sobre você mesmo, busque novas experiências. Cuide da sua saúde física e mental, reserve um momento para ler algo diferente, aprender uma nova língua, se alimente bem e faça atividades físicas no seu próprio ritmo e que estejam relacionadas ao seu estilo de vida. Procure pensar positivo, reconheça suas pequenas conquistas diárias. Defina metas e objetivos, estipule um prazo para realização de cada um e classifique de acordo com o que pode ser feito dentro de prazos menores ou maiores. Procure evitar estar em contato com coisas ou pessoas que não te trazem sentimento de tranquilidade e procure se relacionar com pessoas que reconheçam suas virtudes. E por fim, reflita sobre todas as coisas boas que você tem!
Criar e manter uma boa relação consigo mesmo é um trabalho diário e cheio de desafios que trazem aspectos positivos em todas as áreas de nossa vida. Afinal, ter uma autoestima equilibrada permite que você tente coisas novas, corra riscos estudados e vá em direção a uma vida positiva. Um ser humano com autoestima equilibrada é um ser humano saudável.

Compartilhar:

Compartilhar:

Postar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Postagens Mais Recentes